sábado, 3 de setembro de 2011

Gramática, uma forma gostosa de aprender é lendo a maravilhosa obra de Lobato


Gramática (do Grego transliterado grammatiké, feminino substantivado degrammatikós), é a "arte de ler e de escrever", (pelo Latim grammatica, com o mesmo significado, Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda). Segundo um Dicionário da língua portuguesa: é o conjunto de regras individuais usadaspara um determinado uso de uma língua, não necessariamente o que se entende por seu uso "correto". É ramo da Lingüística que tem por objetivo estudar a forma, a composição e a inter-relação das palavras dentro da oração ou da frase, bem assim o seu apropriado ou correto uso




Oi, eu sou o Quindim, um rinoceronte que fugiu do circo e acabou parando nas terras de Dona Benta. Foi a Emília quem me acolheu e se tornou minha primeira amiga, e assim acabei ficando no Sítio. Aliás, foi a Emília quem me deu o nome de "Quindim", por causa da minha personalidade "doce". Com o tempo eu fui ficando agressivo e Dona Benta teve que ligar para o circo, mas Pedrinho me domesticou novamente, fazendo de mim seu mascote.
Quindim leva Emília e seus amigos à uma incrível aventura num país muito divertido: o País da gramática . Lá, a esperta bonequinha, o inteligentíssimo rinoceronte, a pequena espiga de milho, a menina do nariz arrebitado e o garoto Pedrinho conhecem ilustres personagens gramaticais e com eles aprendem muito. 

Neste diferente país, a animada turminha apronta poucas e boas: Emília sopra um punhado de vírgulas nas ventas do rinoceronte e sapateia sobre um monte de reticências. O Visconde chega até a raptar um ditongo!

Passeando pelas ruas do País da Gramática, eles conhecem a maior palavra da Língua Portuguesa, que acredite se quiser, possui mais letras que o alfabeto inteiro!

Conhecem também a Srª Etimologia ... e cá entre nós, uma senhora bem ranzinza.

Nossos amigos do Sítio do Picapau Amarelo conhecem ainda muitos outros divertidos personagens que farão você morrer de rir !

Não perca esta oportunidade de aprender brincando !!!
 


CURIOSIDADES

Você sabia que na gramática antiga o verbo"SER" era denominado "verbo substantivo"
Hoje em dia o verbo "SER" é um verbo de ligação.
Antigamente as pessoas não diziam "voz ativa" e "voz passiva" e sim "verbo ativo / passivo"
Antigamente o núcleo do predicado era chamado de "atributo"
Na antiga gramática existia a 4ª conjugação:"OR".
Hoje em dia, os verbos terminados em "OR"são chamados de verbos irregulares e se encaixam na 2ª conjugação.
Os pronomes, ao invés de "comigo, conosco, convosco, consigo” eram migo, nosco, vosco, sigo.
O nosso gerúndio, na antiga gramática era o"particípio do presente"
Os artigos eram chamados de "adjetivos articulares"


Nenhum comentário:

Postar um comentário