domingo, 18 de setembro de 2011
A atividade racional.
A atividade racional é a capacidade humana do esforço intelectual para ordenar as coisas segundo normas e regras de pensamento e linguagem e o raciocínio, ou razão discursiva, é uma forma de conhecimento mediato, isto é, precisa percorrer um caminho para produzir o conhecimento. O raciocínio se dá de duas formas, que são interligadas, mas diferem entre si: dedução e indução.
O raciocínio dedutivo parte de uma lei, teoria ou hipótese geral da qual é possível tirar conclusões particulares. Diz-se, portanto, que a dedução vai do geral para o particular e que a indução percorre o caminho inverso, pois parte de casos particulares em busca de conceitos ou teorias gerais. A partir da observação dos casos particulares, na indução, buscam-se as características comuns em em cada situação específica, tendo em vista o reconhecimento de eventos que se retem com certa regularidade. A intuição, ao contrário do raciocínio, é uma forma de conhecimento imediato. isto é, uma compeensão global e instantânea de uma verdade, de um objeto, de um fato.
A ideologia para Marx, é um conjunto de ideias que servem para dissimular a realidade, justificando a visão de mundo, as concepções e valores do grupo social dominante, reproduzido pelas pessoas e grupos de outras classes sociais e que, para Gramsci, o papel das ideologias arbitrárias identifica-se com a consepção marxista e serve para mascarar a realidade. Por outro ladao, as ideologias orgânicas promovem a unidade de um grupo social sobre os seus ideais, proporcionando a tomada de conciência. O ser humano possui tres dimensões em sua vida psiquica: id (inconciente , formado por instintos e impulsos), o superego (também inconciente é responsável pela censura ao id) e o ego (que é a parte consciente de nossa vida psíquica submetida aos desejos do id e às repressôes do superego).
Material de apoio UNITINS/Letras/2008/1. pag. 34
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário