sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Símbolos do curso de Letras





Normalmente o curso de Letras é representado por uma coruja, símbolo da sabedoria que representa também outras licenciaturas, como a pedagogia. Na Grécia Antiga, a coruja era a ave preferida da deusa protetora das atividades filosóficas e literárias, representando o conhecimento racional e a capacidade de reflexão.

Entretanto, entre os símbolos, encontramos também a flor-de-lis.

O símbolo nasceu com Luís XVII, adotando a íris como seu emblema durante as Cruzadas, o nome evolui de "fleur-de-louis" para flor-de-lis. As três pétalas da flor representam a fé, a sabedoria e valor.

A flor-de-lis explica também a cor do curso, lilás. Então, pra quem esperava uma explicação mais interessante e profunda sobre a razão do curso de Letras ter o lilás como cor oficial, é simplesmente por causa da flor.

A pedra do curso (oficializada em decreto) é a Ametista, pois simboliza o equilíbrio, quesito fundamental na promoção do conhecimento. 
http://letrasfafibe.blogspot.com/2011/03/simbolos-do-curso-de-letras-normalmente.html
Ametista: esta pedra é a variedade roxa do quartzo. Até ao século XVIII, a ametista era tão valiosa quanto o diamante, mas com o passar do tempo o seu valor tornou-se inferior ao diamante.
Normalmente a ametista encontra-se na natureza sob forma de geodos que são pedras ocas revestidas internamente por cristais de quartzo ou ametista ou sob forma de drusas que são agrupamentos irregulares de cristais.
Curiosidade: Segundo a lenda, a ametista, foi criada quando o deus grego do vinho, Dionísio, ficou irritado com os homens e jurou lançar tigres contra o primeiro ser humano que cruzasse a sua frente. Uma mulher chamada Ametista, que se dirigia ao templo da deusa grega Diana, surgiu e foi atacada pelos tigres. A deusa Diana teve piedade da mulher e transformou-a num cristal, para que ela não sentisse mais dor. Arrependido, Dionísio derramou vinho sobre o cristal, tornando-o violeta.
http://pedrasperciosaseoutras.blogspot.com/2010/04/ametista-esta-pedra-e-variedade-roxa-do.html



Um comentário:

  1. Gostei muito da sua postagem só não sabia que a flor-de-lis também era um sibolo do curso de Letras

    ResponderExcluir