sábado, 27 de agosto de 2011


Sociedade da informação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Sociedade da informação é um termo que também pode ser chamado de Sociedade do conhecimento ou Nova economia, surgiu no fim do Século XX vinda da expressão Globalização.Este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão.


No Brasil e no mundo, a Sociedade da Informação é uma nova Era, onde as transmissões de dados são de baixo custo e as tecnologias de armazenamento são amplamente utilizadas, onde a informação flui a velocidades e em quantidades, antes inimagináveis, assumindo valores políticos, religiosos, sociais, antropológicos, econômicos, fundamentais e etc.


A sociedade da informação é a consequência da explosão informacional, caracterizada sobretudo pela aceleração dos processos de produção e de disseminação da informação e do conhecimento. Esta sociedade caracteriza-se pelo elevado número de atividades produtivas que dependem da gestão de fluxos informacionais, aliado ao uso intenso das novas tecnologias de informação e comunicação. Culturas e identidades coletivas são uma consequencia dessa nova era; Houve uma padronização de culturas e costumes.


Surge como o um novo modo de evitar a exclusão social e para dar oportunidades aos menos favorecidos.


O que formou essa sociedade foi o processo de reestruturação capitalista, de modo que este novo sistema econômico e tecnológico ficou conhecido como capistalismo informacional. Nessa fase do capitalismo o que rende é a criação de informação/idéias; Infovia (web - internet). O capital é especulativo, e vivemos no meio de sociedades anônimas (que são aqueles que investem no mercado financeiro = ações.). Algo importante nessa fase são os tecnopolos: polos de criações tecnológicas (os alunos de uma universidade produzem o conhecimento/criam tecnologia, e a indústria [que também faz parte desse ciclo] produz essa tecnologia. Um exemplo de tecnopolo é a UNICAMP.). Aqui encontramos a livre circulação de mercadorias e a concentração da internet nos países ricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário